Data: 11-04-2012
Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2b(i,ii,iii)
Avaliador: Diogo Marcilio Judice
Revisor: Tainan Messina
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG:
Especialista(s):
Justificativa
Heteropterys oberdanii é endêmica das Florestas de Restinga do Estado do Espírito Santo. Tem distribuição restrita, com EOO de 5.844,65 km². O Espírito Santo, até 2010, já havia perdido cerca de 90% de área original de Mata Atlântica. Cinco por cento dos remanescentes de Mata Atlântica do Estado são vegetação de Restinga. Suspeita-se que essas áreas estejam sob constante pressão, principalmente pela especulação imobiliária. Por esse motivo, estima-se que a área de ocupação, a extensão de ocorrência e a qualidade do hábitat da espécie estejam em declínio contínuo. Dessa forma a espécie foi categorizada como "Vulnerável" (VU).
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Heteropterys oberdanii Amorim;
Família: Malpighiaceae
Hetropterys oberdanii é uma espécie semelhante a H. anomala e H. patens, e se difere destas por possuir folhas eretas, com pecíolos curtos; inflorescência ereta com as flores crescendo em pseudo-racemos, curto pedicelo que se espessa distalmente; pétalas todas amarelo vivo, com a pétala posterior com glândulas na margem e sâmara róseo-avermelhada com ala dorsal reduzida. O epíteto de Heteropterys oberdanii é um homenagem a Oberdan José Pereira, pesquisador responsável por importantes contribuições ao conhecimento da flora de restinga (Amorim, 2002).
Não há dados populacionais disponíveis para a espécie.
Distribui-se nos Estados de Bahia e Espírito Santo (Amorim, 2010), com estudos recentes em Pernambuco (Mendes et al., 2009).
Hetropterys oberdanii é uma liana, ascende de 1,5-10 m de altura. Folhas subcoriáceas, ovada a oblongo-obovada, eretas, decussatas. Inflorescência paniculada, densamente marrom-serícea, flores amarelas. Frutos sâmaras róseo-avermelhado na maturidade (Amorim, 2002). Ocorre em restingas permanentemente inundada. Desenvolve-se no dossel (Amorim, 2002). Em Pernambuco ocorre em áreas de Caatinga (Mendes et al., 2009).
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
Segundo a Biodiversitas (2005) são ameaças à espécie a perda e a degradação do habitat.
4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Ocorre na Reserva Florestal Vale do Rio Doce e Parque Estadual de Setiba (Biodiversitas, 2005).
1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Deficiente de dados" (DD), segundo a Lista de espéciesameaçadas do Brasil (MMA, 2008), anexo II.
1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Em perigo" (EN), segundo a Lista de espécie ameaçadas do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).
- AMORIM, A.M.A. Heteropterys in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011/FB114627>. Acesso em: 05/09/2011.
- AMORIM, A.M. Five New Species of Heteropterys (Malpighiaceae) from Central and South America. Brittonia, v. 54, n. 4, p. 217-232, 2002.
- MENDES, L.C.A.; COUTINHO, D.J.G.; SILVA, S.I. Chave de identificação e período reprodutivo de espécies de Malpighiaceae ocorrentes em Buíque-PE. , 2009.
- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.
- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.
- SIMONELLI, M.; FRAGA, C.N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo, IPEMA, Vitória, 2007.
CNCFlora. Heteropterys oberdanii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Heteropterys oberdanii
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 11/04/2012 - 20:24:43